Os XII Jogos do Instituto Federal de Rondônia - JIFRO 2024 ocorrem de 18 a 22 de novembro e têm como sede os campi da capital, Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama.
A competição terá as modalidades de: basquete, vôlei, handebol, futsal, xadrez, tênis de mesa. Além de atletismo, judô e natação que serão divididos em categorias. A estimativa é que participem cerca de 600 atletas.

Pela primeira vez o JIFRO também contará com as modalidades paralímpicas de atletismo e natação. Um dos paratletas confirmados é Yann da Silva Aguiar, campeão brasileiro de natação das Paraolimpíadas Escolares de 2023. O paratleta tem sido destaque em competições nacionais e internacionais.

Yann comenta a importância do esporte em sua vida e suas expectativas para o JIFRO.
 
“Minha expectativa para o JIFRO é enorme. Cada competição é uma oportunidade de mostrar até onde posso chegar e de superar meus próprios limites, mas, para mim, esses jogos têm um significado especial. É mais que uma chance de ganhar medalhas, é a possibilidade de inspirar outros jovens, mostrando que o esporte é um caminho de transformação e de inclusão.” relatou.

Clique aqui para seguir o canal do Portal Gazeta Rondônia no WhatsApp

Para o professor de educação física Juarez Alves o JIFRO representa o ápice das atividades de educação física, reunindo alunos e professores de diversos campi em um evento de confraternização que evidencia o comprometimento com o esporte, o fairplay e o desenvolvimento físico e social dos participantes.

Em 2024 dois novos campi adentram a competição, sendo eles o Campus São Miguel do Guaporé e o Campus Porto Velho Zona Norte. Juarez comenta as expectativas para a competição.

 
“A expectativa para o JIFRO é receber e acolher os participantes com excelência, promovendo um reencontro alegre e fortalecendo amizades. O evento, que encerra o ano esportivo do IFRO, é uma oportunidade de mostrar o potencial humano e esportivo dos alunos, apesar dos desafios de um calendário acadêmico apertado. A expectativa é competir em alto nível e oferecer uma recepção calorosa. E também que os campi novos como São Miguel e as turmas de cursos integrados do Zona Norte, conheçam o que é esse grande evento”. Disse.
 
Para o Reitor do IFRO Moisés Rosa, o JIFRO é uma oportunidade de integração.
 
“É uma oportunidade maravilhosa para que os nossos jovens atletas mostrem o seu talento esportivo, possam integrar com outros atletas de outros campi e esse contexto favorece a formação dos nossos alunos. A prática esportiva também é um pilar formativo para o nosso aluno do Instituto Federal de Rondônia”, ressaltou o reitor.

Fonte: Portal IFRO.