Muitas profissões do futuro vão surgir a partir da bioeconomia, que transforma riquezas naturais em oportunidades de negócios, preservando o meio ambiente. No ritmo dos avanços da economia verde, que ganha força com a valorização da sustentabilidade no mercado global, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) realizou sexta-feira (1º), na comunidade Perobal, distrito de Vilhena, a formatura do Curso Técnico em Agronegócio, cuja turma conta com formandos que se tornaram caso de sucesso no empreendedorismo sustentável.
O curso foi realizado pelo Centro Técnico Estadual de Educação Rural Centec (Abaitará), unidade executora do Idep, localizada em Pimenta Bueno. As aulas aconteceram na Escola Progresso, na localidade Perobal; zona Rural.
Dos 11 concluintes, um grupo se destacou porque antes de se formar, já está empreendendo na bioeconomia. Andressa Pereira de Lima, de 27 anos, Ester Corsina Lemes, 49 anos, Esequiel Assencio de Oliveira, 23 anos, e Carini Granemann, com 46 anos, planejam abrir uma agroindústria para comercializarem produtos à base de buriti, palmeira típica da Amazônia que, apesar da abundância na região e das suas potencialidades na gastronomia, ainda é pouco explorada.
Segundo Ester Corsina, depois da ideia que surgiu durante uma aula de gestão ambiental, o grupo de estudantes começou a buscar parcerias para viabilizar o novo empreendimento. “Participamos de várias feiras com o objetivo de apresentar a nossa produção derivada do buriti como bolo, mousse, trufas, geleias, sucos, polpas, doce de corte e doce de pote”, destacou a empreendedora que durante a formatura, apresentou, juntamente aos demais integrantes do grupo, alguns desses produtos para degustação.
SUSTENTABILIDADE
Maria Aparecida dos Santos, 44 anos, que mora na Linha Cascalheiras matriculou-se no Curso Técnico em Agronegócio para agregar conhecimento à função que desempenha. A aluna administra uma fazenda e comemora o conhecimento adquirido para aplicar diariamente no trabalho. “Aprendi administrar, pensando da porteira para dentro e da porteira à fora. Agora, sei como elaborar projetos e buscar financiamento”, ressaltou a nova técnica agrícola.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos que o governo de Rondônia destina ao ensino profissionalizante gera frutos em segmentos primordiais no desenvolvimento local. “Além da geração de emprego e renda, a educação profissional fortalece a sustentabilidade e o empreendedorismo, representando uma importante função nos avanços que estamos obtendo nos últimos anos”, evidenciou.
No discurso de saudação aos formandos, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressaltou que, a experiência bem-sucedida dos estudantes no empreendedorismo verde é um diferencial na educação profissional de Rondônia. “A iniciativa inovadora desses dedicados alunos ganhou visibilidade até na Europa, comprovando que o nosso estado está no caminho certo no que tange ao desenvolvimento sustentável”. Em setembro de 2023, Adir Josefa apresentou na Alemanha, os resultados positivos da interiorização do ensino profissionalizante em Rondônia.
Fonte
Texto: João Albuquerque
Fotos: João Albuquerque
Secom - Governo de Rondônia