Com 20 horas de carga horária, formação contou com aulas práticas e teóricas

A formação foi conduzida pela Coordenação de Saúde Ocupacional da SemadA formação foi conduzida pela Coordenação de Saúde Ocupacional da Semad

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), promoveu durante esta semana a formação aos servidores membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (Cipa) em unidades de saúde do município, na Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) e em outras pastas.

Com carga horária de 20 horas, a formação foi conduzida pela Coordenação de Saúde Ocupacional (CSO), através da Divisão de Acompanhamento de Saúde do Servidor e Segurança do Trabalho (Diast), que integram a Semad.

"Agradecemos a todos pela dedicação e é mais uma etapa cumprida pela Prefeitura de Porto Velho, através da Semad, para oferecer essa formação tão importante para assegurar uma boa atuação aos membros da Cipa", disse o secretário da Semad, Paulo César Bergamin.

A chefe da CSO, Dra. Evanice dos Santos, explicou que a Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Os membros são escolhidos em eleição interna, em cada pasta.

Aulas práticas de prevenção a incêndios orientaram sobre cuidados básicos de segurança Aulas práticas de prevenção a incêndios orientaram sobre cuidados básicos de segurança

Lucas Amaral chefia a Diast e ressaltou que a Divisão é responsável pela implantação das Cipa, bem como pela elaboração, dos fluxogramas para a implantação e oferecer os treinamentos aos servidores membros, observando o dimensionamento, o grau de risco e a carga horária nos termos da Norma Regulamentadora Nº 5.

"Neste ano, a Diast realizou a posse da Cipa em treze estabelecimentos da Semusa, totalizando 25 instaladas na referida pasta. A Secretaria Municipal de Obras (Semob), a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços básicos (Semusb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), também possuem Cipas ativas e atuantes", informou Lucas.

A Diast atua de forma sistemática para inspecionar e fiscalizar os ambientes de trabalho no tocante a riscos ocupacionais, como; ergonômicos, físicos, químicos, biológicos e de acidentes, no âmbito da Prefeitura de Porto Velho.

As técnicas foram ensinadas para que sejam repassadas para os demais servidoresAs técnicas foram ensinadas para que sejam repassadas para os demais servidores

Além das aulas teóricas, abordando temas como as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em especial à NR-5 que trata da segurança do trabalho, o enfrentamento ao assédio moral e sexual, bem como a inclusão dos PCDS e reinserção no ambiente de trabalho.

Aulas práticas de prevenção a incêndios foram realizadas, orientando acerca dos cuidados básicos com botijões de gás, uso do extintor de incêndio e outras medidas de prevenção.

O técnico em segurança do trabalho, Ronaldo Sobrinho, que atua na Diast, reforçou que "a formação é importante para que as informações básicas sejam repassadas, para que possam ser replicadas no ambiente de trabalho. Reforçamos temas como a prevenção ao assédio moral e sexual no trabalho".

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)